O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo vai dar início à definição dos nomes do secretariado para a próxima gestão no final deste mês. Melo fez a revelação ontem (12), em conversa com o colunista, depois de participar do Encontro LIDE – Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Sul realizado no Instituto Caldeira, que premiou empresas e instituições que se destacaram no último ano. O evento teve o apoio da Rede Pampa.
Melo vai exigir perfil rigoroso
Sebastião Melo disse que na montagem do secretariado, vai priorizar a identificação dos nomes com as propostas e metas de gestão para cada área. E alertou que os nomes indicados precisarão de currículo e experiência que os vincule à secretaria ou ao departamento a ser preenchido. Segundo Melo “não vou queimar minha biografia colocando em áreas especializadas do governo alguém sem a devida formação e competência exigidos”.
A defasagem do SUS
O prefeito de Porto Alegre, ao descrever as dificuldades que ele e os gestores municipais enfrentam para gerir a área da saúde, observou que “o SUS, esse plano maravilhoso que garante atendimento universal a todos os cidadãos, tem um problema: não reajusta seus valores há quase 40 anos. Então, um médico de uma especialidade, recebe 12 reais por uma consulta. Assim fica difícil fazer saúde nos municípios”.