O senador Hamilton Mourão (Republicanos) revelou ontem que após conversa com o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, confirmou que os estudos para o porto projetado para Arroio do Sal, no Litoral Norte estão prontos, e a obra poderá ser disponibilizada ainda em 2026. Mourão esteve ontem em Arroio do Sal para apoiar candidaturas do seu partido, e ao lado do ex-prefeito e candidato à prefeitura Luciano Pinto da Silva, e o vice Valdir Cenci.
Mourão afirmou que “o porto de Arroio do Sal, pela dimensão do que representará para a nossa economia, é fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.” O senador gaúcho disse que “nos próximos dois anos já teríamos a capacidade de transformar em realidade algo que vem desde Dom Pedro II”. Ele não vê risco de ameaça ao porto de Rio Grande, afirmando que existe espaço para os dois empreendimentos no Rio Grande do Sul:
“Em termos de escoamento da produção, a produção da metade Norte teria o porto de Arroio do Sul, e a zona Sul, o porto de Rio Grande. Ninguém está competindo. Veja que outros estados como Santa Catarina tem cinco portos, São Paulo tem três, Rio de Janeiro tem dois, Espirito Santo três, e por aí afora, todos desempenhando papel importante na economia e no escoamento da produção”, afirmou.