
A rede Casas Bahia iniciou, na sexta-feira (14), o fechamento de 298 lojas em todo o país, em uma das maiores reduções de sua operação nos últimos anos. O número representa aproximadamente 28,7% das pouco mais de mil unidades que estavam em funcionamento. As informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico.
Em Porto Alegre, segundo o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), Niton Neco, fecharam a loja Casas Bahia da Rua Doutor Flores, no Centro Histórico, e duas unidades do Ponto, nas avenidas Azenha e Cavalhada. Pelo menos 40 trabalhadores foram demitidos.
Além das unidades da Capital, foram fechadas lojas em Viamão, onde nove funcionários foram demitidos; Caxias do Sul, com oito demissões; Cachoeira do Sul, também com oito funcionários; e Santa Maria, com sete demissões. As unidades de Canoas, Gravataí, Cruz Alta, Vacaria, Canela e Ijuí também encerram atividades, somam mais dezenas dispensas de trabalhadores.
Além do encerramento das lojas, a varejista prepara uma rodada de demissões que pode atingir cerca de 1,9 mil funcionários entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14). Segundo fontes ouvidas pelo jornal, aproximadamente 600 trabalhadores foram desligados na quinta-feira, enquanto outros 1,3 mil a 1,4 mil cortes são esperados nesta sexta.
Caso confirmado, o número de demissões representará cerca de 6,7% do quadro de funcionários da companhia. Uma das fontes, entretanto, afirma que os desligamentos podem chegar a 3 mil trabalhadores.
REDUÇÃO DE CUSTOS
O fechamento das unidades e a redução do quadro fazem parte de um plano de corte de custos que deverá ser detalhado pela empresa nos próximos dias. A medida ocorre em meio à pressão sobre os resultados financeiros da varejista.
A Casas Bahia já havia indicado uma redução de sua operação no balanço do primeiro trimestre de 2026, quando anunciou o fechamento de 12 lojas Casas Bahia e outras 14 unidades do Pontofrio, também pertencente ao grupo.
A companhia terminou 2025 com 1.042 lojas, ante 1.064 em 2024. Em 2023, Casas Bahia e Pontofrio somavam 1.078 unidades.
PREJUÍZO DE QUASE R$ 1,1 BILHÃO
A situação financeira da empresa está entre os principais fatores que aumentam a pressão por redução de despesas.
Em 2024, a Casas Bahia entrou em recuperação extrajudicial devido ao desequilíbrio de sua estrutura de capital. O processo foi posteriormente solucionado após negociações com instituições financeiras.
Mesmo após a reestruturação, a empresa continuou enfrentando dificuldades, com vendas pressionadas e despesas financeiras elevadas. No primeiro trimestre de 2026, registrou prejuízo de quase R$ 1,1 bilhão, mais que o dobro da perda registrada no mesmo período de 2025.
