No campeonato da rejeição entre Lula e a primeira-dama Janja, a disputa segue apertada: ontem (14), o Datafolha divulgou uma pesquisa mostrando que Lula tem a aprovação de apenas 24% dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 41% dos brasileiros reprovam o governo Lula, considerando-o “ruim” ou “péssimo”. Em comparação com a pesquisa anterior, de dezembro de 2024, a aprovação caiu onze pontos percentuais, de 35% para 24%, enquanto a reprovação subiu de 34% para 41%.
Rejeição da primeira-dama saltou de 40% para 58% em três meses
A situação da primeira-dama Janja, não é diferente. Segundo a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada na última quarta-feira, (12), a impopularidade de Janja saltou de 40% para 58% em três meses. O levantamento da AtlasIntel/Bloomberg revela o desgaste da esposa de Lula, que perde apoio popular à medida que sua presença pública aumenta. Enquanto isso, apenas 32% dos entrevistados disseram ter uma visão positiva dela.
Apoio popular de apenas 24% começa a deixar Lula isolado
O apoio a Lula, de apenas 24% dos brasileiros, leva instituições e partidos políticos que haviam colado nele a sua imagem, a colocarem as barbas de molho. Isso já se percebe no Congresso Nacional, onde os caciques políticos mais experientes, oportunistas e sensíveis ao risco da impopularidade, já se afastam do governo. Por maior que seja o ganho momentâneo de colar na imagem de Lula, avaliam que o prejuízo da perda de credibilidade – e de votos – será irreparável no futuro.