Pesquisa contratada ao instituto Quaest e paga pelo Grupo RBS realizada com 900 pessoas, utilizando questionário estruturado, entre os dias 14 e 16 de setembro mostra que o prefeito Sebastião Melo dispara na preferência dos eleitores,e abre a possibilidade e vencer no primeiro turno. O levantamento mostra Melo com 41% das intenções de voto, cinco pontos percentuais acima da medição anterior, de 27 de agosto, quando tinha 36%. Maria do Rosário (PT) despencou vertiginosamente: segue em segundo lugar, agora com 24%, sete pontos abaixo da pesquisa anterior, quando aparecia com 31%. Camozzarto permanece com 3%, e Fabiana Sanguiné (PSTU) passou de zero para 1% e os demais candidatos, Carlos Alan (PRTB), Cesar Pontes (PCO) e Luciano do MLB (UP), não pontuaram.
Os dois candidatos – Melo e Maria do Rosário – já não estão mais tecnicamente empatados, como na pesquisa de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Assim, Melo tem entre 44% e 38%. Já Rosário tem entre 27% e 21%.
Juliana Brizola (PDT) continua na terceira posição e saiu de 11% na aferição anterior para 17%. Considerando a margem de erro, tem entre 20% e 14%. Felipe Camozzato (Novo) segue com 3%, mesmo percentual anterior.
Maria do Rosário e Juliana Berizola são as mais rejeitadas pelo eleitor
A pesquisa da Quaest mostra ainda que Maria do Rosário segue como candidata de maior rejeição, agora com 54% dos entrevistados dizendo que não votariam na petista. Logo a seguir, vem Juliana Brizola, com 36% e empatada tecnicamente com o atual prefeito, que surge com 35%. Outros 20% dizem que não votariam em Camozzato.