Em âmbito nacional, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, as mulheres representam 34,7% dos candidatos, totalizando 156.519 nomes à disposição. Destas, são 13.104 mulheres progressistas que disputarão o pleito, revela a direção do partido.
No Rio Grande do Sul, a representatividade feminina também obteve um crescimento. O partido Progressistas lançou 1.522 candidatas ao Executivo e Legislativo, o que equivale a 33,20% do total. São 30 mulheres que buscam o cargo de prefeita, 48 de vice-prefeita e 1.444 de vereadora. Em um recorte de candidatas ao Executivo, o aumento foi de 48% em comparação ao ano de 2020.
“A presença das mulheres nas eleições municipais reforça o compromisso do partido em promover a igualdade de gênero e a participação feminina na política, contribuindo para um cenário mais diverso e inclusivo”, destaca o presidente estadual do partido, deputado federal Covatti Filho. No decorrer de 2024, uma série de eventos foi realizada pelo partido, liderados pela deputada Silvana Covatti, presidente estadual das Mulheres Progressistas do RS.
