Osmar Terra tinha razão: curva do contágio do Coronavírus no Brasil começou a cair em maio!

Criticado por explicar com base na sua experiencia a sequencia que o Coronavirus faria no Brasil, o médico e ex-ministro Osmar Terra, atual deputado federal (MDB-RS), analisou os novos dados indicando a curva de contágio no país, em particular no Rio Grande do Sul, e observou que esta curva “caiu durante a flexibilização do comércio, e não o contrário como tentam justificar com as bandeirinhas coloridas!! Isso mostra como a quarentena foi inútil todos esses meses no Rio Grande do Sul. E ainda tem gente propondo um ‘lockdown radical’ por 15 dias”.

Queda dos contágios confirma o que Terra afirmava

Segundo Osmar Terra, “continua caindo número de casos de Covid no Rio Grande do Sul. A queda de internações nas UTIs ocorre mais ou menos 2 semanas após diminuição de internações hospitalares. Como o contágio ocorre, em média, 9 dias antes da internação, a curva de contágio deve ter começado a cair na terceira semana de julho”. Terra gostou de ouvir o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, atual integrante da equipe do governador João Doria (SP) ratificar suas estimativas. Segundo Terra, “Gabbardo falou que o pico da pandemia aconteceu em maio. Os dados referem-se ao Brasil. tenho dito e repetido que foi no dia 22 de maio. E no Rio Grande do Sul, onde o vírus desembarcou mais tarde, o pico aconteceu na última semana de julho”.

De quem foi a fake news?

O ex-ministro Osmar Terra lembra que “há 7 dias a RBS (rede de comunicação do RS) insinuou que divulguei fake news, ao dizer que a epidemia diminuía no Rio Grande do Sul. Logo após, o Secretário Adjunto da Saúde de Porto Alegre confirmou o que eu disse. A Santa Casa também mostra queda do atendimento! Hoje o Hospital Conceição disse que não aumenta leitos porque a demanda cai! De quem foi a fake news?”.

Leave a Reply