O ex-presidiario Lula considera Lei da Ficha Limpa “uma bobagem”

Leia a colouna de Flavio Pereira no jornal O SUL.

Incensado pela mídia, por artistas e pela academia, sedentos pelos recursos cortados pelo atual governo para pesquisas e trabalhos supérfluos, o ex-presidiário Lula disse claramente que o Brasil deveria repensar o funcionamento da Lei da Ficha Limpa. A Lei da Ficha Limpa proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam obter registro para candidatar-se a cargos eletivos. A declaração de Lula foi durante entrevista à Rádio Super, de Minas Gerais, ontem pela manhã:

“Eu acho que foi uma bobagem a gente fazer a Lei da Ficha Limpa tal como ela foi feita. Às vezes, você pune uma pessoa, e três meses depois ela readquire os direitos de ser candidato outra vez. Eu acho que é preciso a gente dar uma rediscutida na Lei de Ficha Limpa.”

Foram 580 dias de cadeia

Lula esteve preso por 580 dias (de 7 de abril de 2018 até o dia 8 de novembro de 2019), condenado em três instâncias, até que no dia 8 de março de 2021, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, em decisão surpreendente, anulou as condenações no âmbito da Lava-Jato, por considerar que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julgou o processo fora da área de jurisdição. Ele não foi absolvido, e seus processos foram transferidos para a Seção Judiciária do Distrito Federal, que integra o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Leave a Reply