Novo presidente do TRE gaúcho, desembargador José Francisco Moesch prevê processo eleitoral seguro e tranquilo

Leia a coluna de Flavio Pereira no jornal O SUL.

Até as 21 horas do dia 2 de outubro, dia da eleição do primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral espera que os resultados sejam conhecidos no Rio Grande do Sul, com pelo menos 90% dos votos estaduais apurados, afirmou ontem o novo presidente da Corte, desembargador José Francisco Moesch.
Ele disse que dará continuidade à gestão do seu antecessor, o desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, a quem dirigiu muitos elogios pela forma como está recebendo a administração do Tribunal, e garantiu que adotará como referência “democracia, transparência e lisura” no comando do processo eleitoral deste ano.
Na entrevista que concedeu ontem em seu gabinete antes de tomar posse, à qual o colunista esteve presente, o desembargador Moesch, experiente, soube escapar de algumas armadilhas de coleguinhas que tentaram arrancar dele alguma declaração hostil ao presidente Jair Bolsonaro.
Especificamente sobre a intenção do PL – partido do presidente da República – de auditar as urnas, reagiu com tranquilidade, admitindo que os partidos têm esse direito, de participar da fiscalização, embora ele não veja esta necessidade, por confiar na segurança de todo o processo eleitoral.
Ele tomou posse na presidência do TRE para o período 2022/2023 e disse que tem muita confiança “no competentíssimo quadro dos servidores que temos do tribunal, e nos juízes e servidores das 165 comarcas eleitorais do estado”. Ao seu lado, estará a vice-presidente e corregedora, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak.

Leave a Reply