Novo governo estuda mudar orçamento e a Constituição por medida provisória, com apoio de ministros aliados no STF

Equipe de transição anuncia PEC para garantir novo Bolsa Família de R$ 600  em 2023

O novo governo não tem votos para aprovar mudanças na Constituição. As dificuldades que o governo eleito vem encontrando, para fazer passar no Congresso a Proposta de Emenda Constitucional que autoriza o rombo de R$ 200 bilhões no orçamento de 2023, poderão levar a um atalho: a inédita mudança na Constituição por Medida Provisória. Embora a gambiarra seja vista como um risco legal, o novo governo vale-se da intimidade que possui no STF, onde dispõe de um time de ministros que, mesmo desrespeitando a Constituição, lhe dariam a retaguarda para legitimar as medidas ilegais, “em defesa da democracia”.

PL anuncia que será oposição a Lula

Maior bancada na Câmara, com 99 deputados, o PL anunciou ontem que fará oposição ao novo governo federal. Segundo o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o partido precisará ser coerente com o que o eleitor definiu nas urnas:

“A maioria dos deputados e senadores escolhidos pela nação são defensores dos mesmos ideais que o Partido Liberal defende. Ideais e valores que foram liderados com a chegada do presidente Bolsonaro ao nosso partido. Portanto, o PL não renunciará às suas bandeiras de ideais, será oposição aos valores comunistas e socialistas, será oposição ao futuro presidente.”

Leave a Reply