No RS, Ministério Publico Eleitoral pede cassação do deputado Valdir Bonatto, do PSDB

O Ministério Publico Eleitoral ingressou com ação pedindo a condenação do deputado estadual eleito Valdir Bonatto, do PSDB. Bonatto, que tomou posse ontem no mandato de deputado estadual, é acusado pelo MPE de ter utilizado servidores públicos da prefeitura de Viamão na sua campanha eleitoral. Cerca de 400 servidores que, segundo o Ministério Público, participaram ativamente da campanha, “estranhamente” foram colocados em férias no período de campanha eleitoral.

O MPE obteve depoimento de servidores indicando que, nos meses de setembro e outubro de 2022, o registro de ponto deixou de ser biométrico, sendo realizado de forma manual, permitindo que agentes comunitários realizassem atos de campanha em favor de Bonatto durante o horário de expediente.

No pedido, o MPE requer a condenação de Bonatto, por “conduta vedada a agente público, com a cassação do registro ou diploma”.

Os suplentes do PSDB/Cidadania que formaram uma Federação, são Jessé Sangali 21.591 votos/Cidadania, Zilá Breitenbach 21.521 votos/PSDB, Mateus Wesp 21.054 votos/PSDB e Viana 19.185 votos/PSDB.

Leave a Reply