New York Times dá lição à imprensa brasileira e aponta o STF como “potencial ameaça à democracia brasileira”

A edição desta segunda-feira (26) do jornal New York Times denuncia os abusos cometidos por membros da Suprema corte brasileira, com apoio de grande parte da imprensa e da esquerda. A matéria fez um retrato do desequilíbrio atual de Poderes no Brasil, apontando para a recente expansão de força do Supremo Tribunal Federal como uma potencial ameaça à democracia brasileira.

Para abordar o tema, o jornal norte-americano apresenta o título “Para defender a democracia, a Suprema Corte do Brasil está indo longe demais?” e usa a recente operação contra oito empresários apoiadores do governo para ilustrar a atuação da Suprema Corte brasileira “acima de teóricos princípios democráticos. No caso em questão, a Polícia Federal agiu por determinação do ministro Alexandre de Moraes, com base em conteúdo de um grupo privado de mensagens.”

“Foi uma demonstração crua de força judicial que coroou uma tendência em formação: a Suprema Corte do Brasil expandiu drasticamente seu poder para combater as posições antidemocráticas de Bolsonaro e seus apoiadores”, descreve a reportagem.

O NYT aponta ainda, a preocupação de juristas a respeito de ilegalidades na atuação do STF, mas diz que o ativismo judicial de Moraes e seus colegas de Corte conta com apoio de “líderes políticos de esquerda e grande parte da imprensa”, contra “a ameaça singular representada por Bolsonaro. Muitos juristas dizem que as demonstrações de força de Moraes, sob a bandeira de salvar a democracia, está ameaçando empurrar o país para uma queda antidemocrática”, argumenta o jornal.

New York Times questiona se o STF está 'indo longe demais' no Brasil

 

Leave a Reply