Ministro Pazuello confirma a prefeitos: vacinação começa quarta-feira,dia 20

Dia 20 de janeiro, próxima quarta-feira, é o dia D, e 10h a hora H, confirmados pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para o início da imunização contra a COVID-19. A informação foi passada nesta quinta-feira, 14, em uma audiência articulada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com mais de 130 governantes das maiores cidades do país. De acordo com o Ministério da Saúde, com a aprovação da Anvisa, até domingo, serão distribuídas 8 milhões de doses ainda em janeiro.

Segundo Pazuello, neste final de semana vão chegar as 2 milhões de doses da Astrazeneca, somando-se as 6 milhões de doses para uso emergencial produzidas pelo Butantan. “Até segunda-feira essas doses estarão nos estados e partir dali farão a logística aos municípios”, disse. Conforme o ministro, a distribuição será “de forma proporcional e equitativa dentro dos grupos predeterminados” (idosos em casas de longa permanência, profissionais da saúde e indígenas aldeados com mais de 18 anos).

Apesar da especulação de que as doses iniciais seriam apenas para as capitais, a vacinação começará em todo o Brasil. Para 2021, segundo o assessor especial do Ministério da Saúde, Aírton Cascavel, já estão contratadas 354 milhões de vacinas, que chegarão de forma escalonada. Ainda de acordo com Cascavel, após as 8 milhões de doses de janeiro, a previsão é de 30 milhões para fevereiro e 80 milhões para abril, assim por diante.

Leave a Reply