Ministério da Saúde lança ações de apoio para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas

 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, estará em Manaus nesta segunda-feira (11/01) para a apresentação de ações de reforço ao plano de contingência para enfrentamento da Covid-19 do estado do Amazonas. As iniciativas serão anunciadas às 9h no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques com a presença de todos os secretários do Ministério da Saúde, do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, do prefeito de Manaus, Davi Miranda, e demais autoridades locais.

O objetivo do Ministério da Saúde é reforçar os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) frente ao cenário epidemiológico de Manaus. Entre as ações da pasta, estão a reorganização do atendimento nos postos de saúde e hospitais, o recrutamento de profissionais de saúde e a abertura de leitos de UTI, além do envio de equipamentos, insumos e medicamentos.

Manaus também será palco de um projeto-piloto que irá testar um novo método científico na Atenção Primária à Saúde (APS) para detectar casos de Covid-19. Por um aplicativo de celular – batizado de TrateCOV, profissionais de saúde irão utilizar um protocolo clínico para fazer um diagnóstico rápido da doença nos postos de saúde, através de um sistema de pontos que obedece rigorosos critérios médicos.

Pela tarde, está prevista uma solenidade de entrega de leitos de 10 UTIs e 118 Leitos Clínicos-científico no Hospital Universitário Getúlio Vargas.

SERVIÇO:

Lançamento de ações de apoio para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas

Data: 11 de janeiro de 2021
Horário: 9h
Local: Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (Av. Constantino Nery, 5001 – Flores, Manaus – AM)

Visita aos postos de saúde

Data: 11 de janeiro de 2021
Horário: 14h30
Local: Hospital Universitário Getúlio Vargas (Rua Tomás de Villa Nova, 04 – Praça 14, Manaus – AM)

Leave a Reply