Médico Nelson Heller comenta o câncer de pele

Um dos mais experientes cirurgiões do país, o médico Nelson Heller, Cirurgião plástico e especialista em câncer de pele, que atuou muitos anos no Brasil e na Europa ao lado do renomado cirurgião Ivo Pitanguy (na foto) comenta OS PERIGOS QUE UM SINAL NA PELE PODE OFERECER:
-Nesta semana perdemos uma pessoa muito querida da nossa cidade, por um melanoma generalizado , e que pelo que foi nos informado, já estava disseminado no momento do diagnóstico.
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.
São vários os tipos: Carcinoma basocelular (CBC): o mais prevalente dentre todos os tipos. Carcinoma espinocelular (CEC): segundo mais prevalente dentre todos os tipos de câncer, e o Melanoma: tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, o melanoma tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade.
Nesta área também sou um especialista pois trabalhei décadas na Dermatologia da UFRGS e no Hospital Santa Rita, exatamente nesta área .
Na minha vida profissional já tratei dezenas destes tumores , de gente humilde e de personalidades do nosso meio e muitos políticos pois durante 30 anos fui médico e dirigi área de Saúde no Parlamento Gaúcho, na Assembleia Legislativa.
As pessoas muitas vezes ignoram os riscos e o perigo que representam estes sinais na pele , muitos deles que sempre que aumentam de tamanho, ulceram, sangram , mudam de cor devem ser examinados por profissional que atua nesta área.
Na grande maioria é na pele que está este sinal enegrecido, mas a origem também pode ser nossa retina pois nela há pigmento em abundância .
MAS O MAIS IMPORTANTE: SEMPRE QUE ALGUÉM POSSUI UM NEVUS ESCURO (pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos por pintas e sinais) QUE SE ALTERE NAS FORMAS E DIMENSÕES COMO REFERIDO ACIMA OU SE ALGUÉM PERCEBA ESTE SINAL EM ALGUMA PESSOA PRÓXIMA , DEVE LHE CHAMAR A ATENÇÃO POIS, COM UM DIAGNÓSTICO CORRETO UMA VIDA PODERÁ SER SALVA.
DR NELSON HELLER

Leave a Reply