LISTA DE PROPINAS DA ODEBRECHT CITA FREI CHICO,IRMÃO DE LULA, COMO “METRALHA”

Lula – cumprindo pena em regime fechado,em Curitiba – prestava favores à Odebrecht em troca de uma mesada a seu irmão conhecido como Frei Chico, conhecido nas planilhas de propina da construtora, como “Metralha”. A informação,confirmada a partir de delação, consta da denúncia do Ministerio Publico Federal. “FREI CHICO tinha um codinome próprio, “METRALHA”, no já rumoroso Sistema Drousys (utilizado para organizar as demandas de propina daquele Setor), de modo a receber tal “mesada” de forma oculta, sem ficar exposto.”

O Ministério Publico Federal de São Pauloo aponta que a mesada paga pela Odebrecht ao irmão do ex-presidente fazia parte de um “pacote de vantagens indevidas” aceitas pela dupla. Outros itens do pacote são as reformas no sítio de Atibaia (SP), pagamentos por palestras e uma doação de um terreno para o Instituto Lula. Segundo a denúncia,a Odebrecht,apenas com esse pacote, desembolsou um total de R$ 1,1 milhão entre 2003 e 2005 para Frei Chico, que recebia pagamentos mensais em dinheiro vivo das mãos do ex-diretor Alexandrino Alencar.

Segundo o site O Antagonista, como compensação, através da mesada paga a Frei Chico a Odebrecht tinha relação direta com Lula para obter favores como edição de medidas provisórias (como a do Refis da Crise), a venda do Parque da Cidade e o programa de

desenvolvimento de submarinos (Prosub).

Leave a Reply