Jair Bolsonaro alerta que a vacina é “do Brasil, não é de nenhum governador”.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta segunda-feira, um dia depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, que a vacina é “do Brasil, não é de nenhum governador”.

A fala, em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, foi um recado velado ao governador de São Paulo, João Doria, que iniciou a vacinação ainda no domingo, sem esperar a distribuição do Ministério da Saúde — ato classificado pelo ministro Eduardo Pazuello como ilegal. O próprio presidente, no entanto, já vinculou diversas vezes a CoronaVac ao governador, chamando o imunizante inclusive de “vacina chinesa do João Doria”. Depois de SP, chegou o Dia D: vacina contra Covid-19 começa a ser distribuída

O presidente afirmou, que após a aprovação da Anvisa “não tem o que discutir mais”. Mas logo em seguida criticou a CoronaVac, sem citá-la diretamente, comparando a sua taxa de eficácia geral (de 50,38%) a “jogar uma moedinha pra cima”. Ele também declarou que trata-se de uma “vacina emergencial”, e que “ninguém sabe ainda se teremos efeitos colaterais ou não”.

Leave a Reply