INSS começa a pagar a segunda parcela do 13º salário; confira como usar melhor o dinheiro extra

Nesta quarta-feira o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar a segunda parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que fazem jus ao abono, o crédito será feito junto com o benefício do mês de maio. Os pagamentos começarão hoje (25) para quem recebe até um salário mínimo, e no dia 1º de junho, para quem recebe mais que o piso nacional. Os créditos serão finalizados no dia 7 de junho.

O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1. O dinheiro extra na conta pode ser a ajuda que faltava para pagar dívidas e contas atrasadas. Já para quem está com as contas em dia, a grana pode ser investida na poupança ou em fundo de renda fixa.

É importante destacar que essa parcela do abono vem com descontos, como o de Imposto de Renda, se for o caso. No caso de aposentados com 64 anos ou menos, quem ganha mais que R$ 1.903,98 mensais sofre recolhimento de Imposto de Renda sobre o abono. Já os aposentados com 65 anos ou mais têm desconto de IR sobre o 13º salário se o valor for superior a R$ 3.807,93. Esse grupo tem direito a dupla isenção.

Leave a Reply