Ex-presidente Michel Temer diz que “golpe para valer você só tem com as Forças Armadas”

Da coluna de Flavio Pereira:

O inquérito conduzido pela Polícia Federal, apontando um plano para aplicar um golpe no país, não se sustenta no cotejo com a realidade, avalia o ex-presidente da República Michel Temer. Constitucionalista respeitado, Temer (MDB) afirma não ver elementos no inquérito que levou ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras 36 pessoas. Ele palestrou para empresários, em São Paulo, no Global Voices, evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Para o ex-presidente, o golpe só é “para valer” quando as Forças Armadas, como instituição, estão engajadas.

“Convenhamos, um golpe para valer você só tem quando as Forças Armadas estão dispostas a fazer. Se as Forças Armadas não estiverem dispostas a fazer, não há golpe”, afirmou, quando questionado sobre o tema.

A baderna de 8 de janeiro

Michel Temer comentou ainda a baderna ocorrida em 8 de janeiro em Brasília, dizendo que algo semelhante já ocorrera em Brasília: “Você se lembra que no meu governo quando nós cuidávamos da reforma da previdência, as centrais sindicais levaram 1600 ônibus para Brasília, incendiaram ministérios, tentaram invadir o Congresso […]”, disse o ex-presidente, que acrescentou que decidiu “seguir em frente” após o episódio, que foi classificado como “baderna” pelos órgãos da segurança e do direito.

Bolsonaro diz que “não se dá golpe com um general da reserva e meia dúzia de oficiais”

O que disse ontem o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao falar em Brasília pela primeira vez desde que foi indiciado pela PF por tentativa de golpe de Estado:

“É como o Temer disse hoje (25). O Temer disse uma obviedade: golpe de Estado tem que ter a participação de todas as Forças Armadas, senão não é golpe de Estado. Ninguém dá golpe de Estado em um domingo, em Brasília, com pessoas que estavam aí com Bíblias debaixo do braço e bandeira do Brasil na mão, nem usando estilingue e bolinha de gude e muito menos batom. Não tinha um comandante. […] Vamos tirar da cabeça isso aí. Ninguém vai dar golpe com um general da reserva e meia dúzia de oficiais. Da minha parte nunca houve discussão de golpe. É uma loucura falar em golpe, nada foi iniciado, e não se pode punir um crime de opinião”, disse o ex-presidente.

Leave a Reply