A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil mantém o monitoramento da “situação” entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a rede social X: “liberdade de expressão é ‘pilar fundamental em uma democracia saudável’ é a posição dos EUA, reiterada em nota oficial. Ao mesmo tempo, ainda repercute internacionalmente, a declaração do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda) que disse concordar com a suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil. Segundo ele, a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) se deu para defender a sociedade brasileira.
Após sanções a dirigentes do Judiciário e do Tribunal Eleitoral da Venezuela, novas medidas dos EUA por fraude na eleição
Para esta semana, estão previstas novas sanções contra aliados de Nicolás Maduro, em resposta ao que a administração de Joe Biden chamou de “fraude eleitoral”. As novas medidas se somarão às já anunciadas na ultima quinta-feira (12) quando o Departamento do Tesouro dos EUA aplicou sanções e restrições de visto contra 16 pessoas ligadas ao governo chavista. Entre eles, os dirigentes do Supremo Tribunal (TSJ), e do Tribunal Superior Eleitoral da Venezuela (CNE) , pela fraude nas eleições e violento cerceamento da liberdade.