Estadão comenta posição de Mourão: “Senado tem de dar um freio nos abusos do TSE”

O caminho para as próximas eleições parece estar traçado em uma disputa  entre Lula e Bolsonaro”, diz Hamilton Mourão - TV Pampa

Opinião do professor e jornalista Carlos Alberto Di Franco publicada no Estadão, elogia a postura firme do senador eleito Hamilton Mourão: “Na feliz expressão do vice-presidente e senador eleito pelo Rio Grande do Sul Hamilton Mourão, o Senado Federal tem de ‘dar um freio’ nos abusos do ministro Alexandre de Moraes e do Tribunal Superior Eleitoral”. Ele recorda que o problema “vem de longe: em agosto de 2020, numa palestra promovida pelo Observatório de Liberdade de Imprensa ao Conselho Federal da OAB, o ministro Dias Toffoli definiu os membros da Corte como ‘editores de um país inteiro’, entre analogia do trabalho de um magistrado e o do editor de um órgão de imprensa”. Comenta o famoso Inquérito das fake news, “que ainda tramita até hoje, já decorridos mais de três anos, que tem permitido a tomada de uma série de medidas flagrantemente inconstitucionais contra pessoas que nem mesmo são julgadas no STF, o que, por si só, torna abusivas as medidas determinadas por seus ministros”.

E finaliza o artigo: “Tem razão o senador Hamilton Mourão. O Senado Federal precisa, com serenidade, firmeza e sem casuísmos, passar a limpo o Supremo Tribunal Federal. A crise de credibilidade do Judiciário é acelerada e preocupante. Seu desprestigio pode ser revertido. O Supremo é essencial para a democracia”.

Leave a Reply