Em Porto Alegre, Revitalização do Muro da Mauá começa até o final do ano

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes entregaram nesta quinta-feira, 1º, o termo de adoção do Muro da Mauá para o consórcio Sinergy/HMídia, vencedor do chamamento público realizado em abril pela prefeitura. A solenidade ocorreu no Cais Embarcadero. As intervenções no espaço devem começar até o final do ano.

As intervenções no muro devem começar no último trimestre deste ano e, conforme previsto no edital, deverão ser concluídas pelo consórcio até o dia 26 de março de 2022, data em que Porto Alegre comemora os seus 250 anos. “Essa é mais uma das parcerias que estamos buscando para a nossa Porto Alegre. Queremos que cada vez mais parceiros se unam ao poder público nessa corrente para qualificar os espaços públicos e termos uma cidade mais agradável”, salienta a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

“O Guaíba e o cais representam uma unidade. Bem trabalhada, essa região pode representar o início de um processo de transformação urbana que impactará não só a cidade, mas todo o Estado”, afirma o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Projeto – Os adotantes deverão revitalizar e fazer a manutenção, por dois anos, de 750 metros do trecho entre a Secretaria Estadual da Fazenda e a cerca divisória na curva da avenida Mauá antes da Usina do Gasômetro, em frente à rua General Portinho, e cinco canteiros próximos à parada de ônibus.

O projeto apresentado pelo consórcio prevê a divisão do muro em sessões, valorizando os 250 anos de Porto Alegre e o pôr do sol, por meio da criação da Hora do Pôr do Sol. “Vamos fazer do Muro da Mauá o muro mais lindo do Brasil e do mundo. Esta parceria mostra o quanto Porto Alegre está olhando para frente com criatividade e cabeça aberta”, diz o diretor da Sinergy, Eduardo Ferreira.

Estão previstas sessões com grandes personalidades, música, escritores, esporte, entre outros, além de um espaço com cascata de água, espaços para interatividade com QR codes, que trazem as informações sobre cada imagem mostrada e um jardim vertical. O projeto prevê abrigos de ônibus mais modernos e iluminação cênica.

Leave a Reply