Em Porto Alegre, Operação integrada em ferros-velhos prende três pessoas

Uma nova ação integrada de combate aos crimes de receptação e furto de fios elétricos ocorreu nesta quinta-feira, 25, em dez ferros-velhos localizados na Lomba do Pinheiro, na Zona Leste de Porto Alegre. Três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, sem fiança, e furto de energia elétrica. Um quarto suspeito também foi detido. Ele assinou termo circunstanciado e foi liberado.

Foram recolhidos cerca de dez quilômetros de fios e cabos. Em um dos estabelecimentos havia fios de cobre descascados e até carretéis intactos de fios de fibra ótica de telefone. Dos dez ferros-velhos, três foram interditados e outros quatro autuados por operarem irregularmente.

“Cada vez mais estamos fechando o cerco aos receptadores de materiais furtados com a realização permanente de operações em ferros-velhos. Com maior rigor da lei, nossas ações conjuntas ganham mais força”, destaca o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Mais de 50 agentes participaram da ofensiva, incluindo Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, fiscais municipais e agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), além de técnicos da CEEE Equatorial e de empresas de telefonia.

No fim de abril, uma força-tarefa permanente foi criada envolvendo os órgãos do Município e Estado para combater especificamente estes crimes na Capital. Desde então, uma série de prisões foi efetuada resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.

Maior rigor – Desde a metade de agosto vigora em Porto Alegre a nova legislação que regulamenta as atividades em ferros-velhos. A lei endurece o combate ao comércio ilegal de materiais furtados e roubados nestes locais, já que a procedência dos objetos deve ser identificada. Caso contrário, a autorização de funcionamento do estabelecimento será cassada, podendo resultar em interdição e aplicação de multa.

Denúncias – A orientação é de que o cidadão auxilie a corporação, informando ações suspeitas por meio telefone 153. A ligação é anônima.

Furto de fios volta a 'assombrar' e imóveis amanhecem no escuro - Cidades -  Campo Grande News

Leave a Reply