Em novo golpe do Imposto de Renda, criminosos apontam erros na declaração; veja como se proteger

A Receita Federal emitiu um alerta a respeito de um novo golpe que está em circulação sobre erros na declaração do Imposto de Renda 2023. O período de entrega vai até esta quarta-feira (31).

Segundo a Receita, os golpistas têm enviado e-mails aos contribuintes sobre erros nas declarações das potenciais vítimas. Nas mensagens, reforçam ser necessária a correção até a data limite de entrega do documento.

“Para dar veracidade às suas alegações, eles disponibilizam uma espécie de ‘link malicioso’, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento para correção dos erros em um suposto arquivo pdf. No assunto da mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como ‘contribuintes’, termos utilizados pelo órgão em sua comunicação”, explica o Fisco.

Por meio dessas mensagens falsas, os criminosos podem obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes. Também conseguem instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais das vítimas.

Leave a Reply