Em dia de tensão em Brasília, Lula e ministro Alexandre de Moraes acertam antecipação da diplomação e militares emitem nota.

Dia de tensão em Brasília, Lula e o presidente do TSE,ministro Alexandre de Moraers acertaram apressar a diplomação,que será  dia 12 às 14 horas no Tribunal Superior Eleitoral. Antes, Alexandre de Moraes havia marcado para o dia 19.

Oficiais superiores do Exercito,da ativa, entregaram ao comandante da força Terrestre, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes,  documento privado, inédito, onde os oficiais citam que estão sob amparo do Inciso 4º do Artigo 5º da Constituição, para mostrarem sua preocupação, e alertarem sobre o momento de crise institucional vivido pelo país.

No documento, os oficiais da ativa alertam que “Não existe instituição ou poder constituído que possam se colocar acima da lei e da ordem democrática. Os três poderes precisam ser harmônicos e independentes, conforme prevê a Constituição, tendo em seu sistema de freios e contrapesos o necessário limite para que assim se mantenham.”

O documento ganha enorme repercussão, por ser assinado por oficiais superiores da ativa.

A última vez em que houve esse tipo de manifestação por parte de oficiais da ativa foi em 1954, durante o governo Getúlio Vargas, seis meses antes de ele cometer suicídio.

 

Leave a Reply