“O deputado Luciano Zucco é o nosso pré-candidato ao governo do Estado em 2026”, afirmou o presidente estadual do PL, deputado federal Giovani Cherini, em conversa com o colunista ontem à noite. Cherini disse que este é o resultado de uma definição obtida em um encontro com os 10 deputados do partido (cinco estaduais e cinco federais) ocorrida ontem em Porto Alegre. Além de Zucco, os nomes encaminhados para a chapa majoritária incluem o próprio Cherini e o ex-ministro Onyx Lorenzoni para a disputa ao Senado. A palavra final, porém, admitiram os participantes do encontro, ficará com Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, o presidente nacional do PL.
PL vai realizar série de reuniões regionais
Cherini disse que “o deputado Luciano Zucco apresentou um projeto de reuniões regionais do partido que nós aprovamos, e propôs a possibilidade de concorrer ao governo do estado, que foi bem recebida pelos deputados”. Observa que “surgiu agora a questão do Onyx, que embora tenha ficado dois anos longe, é uma liderança importante do partido, e estamos administrando isso”.
“PL vai precisar de uma boa política de alianças”, afirma Cherini
“É claro que para o PL ganhar precisamos ter uma boa política de alianças, o que não tivemos em 2022, quando o Onyx concorreu ao governo do Estado tendo apenas o Republicanos como aliado”, comentou Cherini. Por esta razão, embora os deputados tenham definido três nomes para a disputa majoritária, Cherini admite que poderá declinar da indicação ao Senado. Segundo ele, a experiência de ter formado o PL em 330 municípios indica que a sua presença coordenando a campanha e conciliando as habituais disputas de beleza, comuns nesse processo, pode ser mais importante:
“Meu perfil conciliador indica que devo concorrer a deputado federal, coordenando e ajudando a construir alianças e candidaturas. Entendemos que um arco de alianças será importante para a eleição de 2026. Mas não tem dúvida que o Bolsonaro e o Valdemar Costa Neto, e que darão a palavra final”, afirma Cherini.