Deputado Giovani Cherini apresenta a Jair Bolsonaro crescimento do PL: prefeituras, 270% e vereadores, 381%

O deputado federal Giovani Cherini, presidente estadual do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Sul, apresentou ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro, um balanço detalhado sobre o crescimento do PL no estado. Cherini estava acompanhado de Adriane Cerini, presidente do PL Mulher RS, que entregou a Michelle Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher, um relatório especial sobre a atuação feminina na política gaúcha. O PL gaúcho, revelou esse relatório, é o pioneiro em exigir igualdade de gêneros nos seus diretórios municipais, com 50% de homens e 50% de mulheres, garantindo uma participação feminina. Durante o encontro, Cherini também compartilhou os avanços do PL com Valdemar Costa Neto, presidente nacional da sigla. Esse fortalecimento, explicou Cherini, “reflete a influência do presidente Jair Bolsonaro e de Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher RS, além do trabalho dos deputados federais Luciano Zucco, Bibo Nunes, Sanderson e Marcelo Morais, e dos deputados estaduais Rodrigo Lorenzoni, Kelly Moraes, Adriana Lara, Claudio Tatsch e Paparico Bacchi, um grupo de parlamentares que inspiram a militância e as lideranças locais em todo o Estado.”

Avanço nas prefeituras e vice-prefeituras

Em 2020, segundo o relatório entregue a Bolsonaro, o PL contava com 10 prefeitos eleitos no RS, e em 2024, esse número saltou para 37 — um impressionante aumento de 270%. Da mesma forma, o número de vice-prefeitos subiu de 14 para 47, uma elevação de 261%. Esse crescimento coloca o PL como o quarto partido com mais prefeituras no estado.

Crescimento de 381% no Legislativo Municipal

Na esfera legislativa municipal, o avanço do PL, segundo Cherini, foi ainda mais expressivo: de 85 vereadores eleitos em 2020, o PL passou a contar com 409 em 2024, representando um crescimento de 381%. Esse desempenho coloca o partido na terceira posição em número de votos no estado.

Leave a Reply