Dentista de SC morre após cirurgia estética em Caxias do Sul e família levanta suspeitas sobre falhas no atendimento

A morte do dentista florianopolitano Francisco José Fialho Lemos, conhecido como “Kiko”, de 58 anos, ocorrida em outubro de 2025, está sob investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul devido a suspeitas de negligência médica e manobras para ocultar evidências.
Francisco faleceu após complicações de um procedimento estético facial (deep lifting) realizado em uma clínica renomada em Caxias do Sul (RS), o qual custou mais de R$ 100 mil.
O caso veio à tona após série de reportagens do @jornalrazao revelar a denúncia da família por meio de sua defesa.

Um parecer médico-legal solicitado pela família apontou uma sequência de possíveis falhas no acompanhamento após a operação, incluindo a liberação do paciente em menos de 24 horas e o monitoramento remoto do quadro clínico por meio de mensagens. De acordo com o documento, sinais considerados preocupantes teriam sido relatados por profissionais de saúde, mas não receberam a devida atenção, o que contribuiu para a piora do estado de saúde e para a necessidade de procedimentos emergenciais.

Outro ponto que gerou questionamentos foi o transporte do corpo por aeronave particular até Santa Catarina no mesmo dia do falecimento, medida que, segundo os familiares, dificultou a realização imediata de exames periciais no local. O caso permanece em investigação, e a defesa avalia a possibilidade de responsabilização criminal, enquanto ainda não há conclusão definitiva sobre as causas e responsabilidades envolvidas.

Leave a Reply