Das 43 milhões de doses distribuídas, só 21 milhões foram aplicadas por governadores e prefeitos.

Leia Flavio Pereira no jornal O SUL: https://www.osul.com.br/das-43-milhoes-de-doses-distribuidas-so-21-milhoes-foram-aplicadas/

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estipulou a meta de vacinar 1 milhão de brasileiros por dia. A orientação dada é de que todas as doses distribuídas do imunizante sejam aplicadas, sem necessidade de reserva da segunda dose para completar o esquema vacinal.

No entanto, apesar do envio constante de vacinas pelo Ministério da Saúde, a sua aplicação tem sido irregular pelos estados e municípios. Há uma semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, questionou, em coletiva de imprensa, a quantidade de doses aplicadas no Brasil. “Nós temos que prestar atenção em um dado: por que o Brasil distribuiu 34 milhões de doses de vacina e nós só temos 18 milhões de doses aplicadas?”, perguntou o presidente da Câmara.

Governadores e prefeitos têm emitido frequentes notas públicas, cobrando do Governo Federal, maior quantidade e vacinas. Estes movimentos, liderados em especial por conhecidos governadores que trabalham para desgastar o presidente Jair Bolsonaro, e buscam alimentar seus projetos politico usando o combate à pandemia, não se sustentam pelos fatos.

Os números não mentem

Na noite deste domingo, quando esta coluna era finalizada, o placar nacional da transparência, alimentado com dados das próprias secretarias estaduais da saúde, apontava estes números atualizados:

– Doses de vacinas distribuídas pelo Governo Federal: 42,956 milhões.

– Doses de vacinas aplicadas por estados e municipios: 21,033 milhões.

Os Dados do Rio Grande do Sul deste domingo, mostravam 2.861.600 doses de vacinas entregues pelo Governo federal. Destas, 1.571.629 doses foram aplicadas. Isso representa 56% de vacinas aplicadas.

Carla Zambeli: Governadores estocando vacinas?

A deputada federal Carla Zambeli (SP) que conhece o jogo politico que pode estar sendo feito pela oposição com a retenção da aplicação de vacinas, questionou na sua conta pessoal do Twitter este cenário:

-Então a velha imprensa está dizendo que o ideal é vacinar 2 milhões de pessoas por dia? Alguém sabe dizer se já cobraram os governadores que estão ESTOCANDO vacinas ao invés de aplicá-las?

Leave a Reply