Da tribuna da Câmara, deputado Ronaldo Nogueira defende suspensão do leilão para compra de arroz

O deputado federal Ronaldo Nogueira (Republicanos) anunciou ontem, da tribuna da Câmara dos Deputados, que formalizou aos ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e ao presidente da Conab pedido para a suspensão do leilão de importação de arroz.

Ronaldo Nogueira defendeu a compra da produção nacional lembrando que “o primeiro leilão foi suspenso por conta de indícios de irregularidades no processo da compra. Não há necessidade de manter esse leilão. O Brasil produziu em 2023 cerca de 10,25 milhões de toneladas de arroz, quantidade suficiente para atender a demanda interna, e a perspectiva era de que a safra avançasse para algo em torno de 10,5 milhões neste ano.”

O deputado lembrou ainda que “cerca de 70% da produção nacional vem do Rio Grande do Sul. Em que pese alagamentos ocorridos, calcula-se que 84% das lavouras já tinham sido colhidas quando se iniciou a crise. Esse produto já está em armazenamento e as perdas foram pontuais e não afetam o abastecimento. Os outros 30% são produzidos em outros estados da federação. Além disso, o Brasil já importa arroz dos países membros do Mercosul para complementar a necessidade do mercado consumidor brasileiro.”

Leave a Reply