COMISSÃO DISCUTE ATUAÇÃO IRREGULAR DE PROFISSIONAIS URUGUAIOS EM REGIÕES FRONTEIRIÇAS DO RS

O presidente do Cremers, Carlos Isaia Filho, participou de reunião virtual da Comissão Revalida, que discute assuntos relacionados ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).
No encontro, realizado nesta terça-feira (8), foram apontadas maneiras de evitar a atuação de profissionais sem revalidação de diploma em solo gaúcho, principalmente em regiões fronteiriças do Rio Grande do Sul, com o objetivo de assegurar a legalidade e a segurança da saúde da população.
Segundo Isaia Filho, o número de profissionais de nacionalidade uruguaia atuando no estado sem a devida revalidação, principalmente na obstetrícia, tem crescido e preocupado o Cremers. “Além de ser uma questão legal, temos que agir pela segurança dos pacientes”, afirmou.

A comissão, formada por um grupo de conselheiros, prepara minuta de resolução junto à Assessoria Jurídica do Cremers para frear o movimento com a participação de diretores técnicos de clínicas e hospitais. “Em outro estado, por exemplo, esses profissionais estão recebendo o título sem passarem pelo Revalida e, depois, ao solicitar o registro no RS, são barrados porque não possuem os documentos necessários”, reiterou o conselheiro Cristian Jandrey.

Também participaram da reunião os conselheiros Gerson Junqueira Júnior e Rafael Mallmann; e o procurador do Cremers, Guilherme Brun.

Leave a Reply