Coincidência: Ypê fez doação para campanha de Bolsonaro em 2022. Agora, recebeu sanção inédita da Anvisa.

 

Protestos contra a Ypê em supermercados

A família controladora da Ypê (Química Amparo) doou em 22022, R$ 1 milhão para a campanha de Jair Bolsonaro. Posteriormente, foi condenada por assédio eleitoral por fazer live pró-Bolsonaro para funcionários. Nos últimos meses, a ANVISA (Agencia Nacional de vigilância Sanitária) fez um intensivo na empresa, culminando com a segunda suspensão de vários produtos Ypê (detergentes, sabões e desinfetantes) de lotes terminados em “1” por risco de contaminação microbiana. A empresa diz que os produtos são seguros e que a decisão é arbitrária.

A Ypê informou nesta sexta-feira (8) que apresentou um recurso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra a determinação de recolhimento dos seus produtos nos supermercados.  Com a medida, a proibição de fabricar e comercializar lava-louças, lava-roupas e desinfetantes teve os efeitos suspensos. Segundo a empresa, a produção e venda dos itens foram retomados.

Leave a Reply