Carta reservada de Oficiais Superiores da Ativa do Exército pede restabelecimento da legalidade no Brasil

Leia a coluna de Flavio Pereira no jornal O SUL:

Carta a Comandante do Exército recebe adesões de militares e civis

A Carta dos Oficias Superiores do Exército Brasileiro, entregue segunda-feira (28) à noite ao Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, por oficiais superiores – da ativa – da força terrestre, foi revelada primeiramente em grupos militares, e ontem trazida a público pelo jornalista Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da República, general João Baptista Figueiredo, e não se trata de um documento público. No documento privado, inédito, os oficiais citam que estão sob amparo do Inciso 4º do Artigo 5º da Constituição, para mostrarem sua preocupação e alertarem ao superior hierárquico sobre o momento de crise institucional vivido pelo País.

Carta dos oficias superiores do Exercito Brasileiro

Os oficiais citam a frase “A farda não abafa o cidadão no peito do soldado”, de autoria do Marechal gaúcho Manoel Luis Osório, patrono da Arma da Cavalaria. Alguns tópicos do documento:

-“Ratificamos o alinhamento dos participantes com a legalidade, liberdade e transparência, atualmente tão requeridas pelo povo brasileiro. Não existe instituição ou poder constituído que possam se colocar acima da lei e da ordem democrática. Os três poderes precisam ser harmônicos e independentes, conforme prevê a Constituição, tendo em seu sistema de freios e contrapesos o necessário limite para que assim se mantenham. Consideramos importante, portanto, que os Poderes e Instituições da União assumam os seus papéis constitucionais previstos em lei e em prol da pacificação política, econômica e social, especialmente para a manutenção da Garantia da Lei e da Ordem e da preservação dos poderes constitucionais, respeitando o pacto federativo previsto na regra basilar de fundação da República Federativa do Brasil.

– Não existe instituição ou poder constituído que possam se colocar acima da lei e da ordem.

– Destacamos que os integrantes da força terrestre sempre estarão prontos para cumprirem suas funções constitucionais.

– Estamos atentos a tudo o que está acontecendo e que vem provocando insegurança jurídica e instabilidade politica e social no País.

– Ademais, preocupa-nos a falta de imparcialidade na narrativa dos fatos e na divulgação de dados por parte de diversos veículos de comunicação.

– Covardia, injustiça e fraqueza são os atributos mais abominados para um soldado. Nossa Nação, aquela que entrega os maiores índices de confiança às Forças Armadas, sabe que seus militares não a abandonarão”.

Leave a Reply