Canoas amplia testagem para Covid-19 diante do aumento de casos

Com o aumento do número de casos detectados de Covid-19, a Prefeitura de Canoas intensificou a campanha de conscientização sobre a importância da testagem para conter o avanço da pandemia. Somente de 10 a 17 de janeiro, 4.099 canoenses positivaram com a Covid-19 e mais de 13 mil testes foram realizados. Diante deste cenário, foram reforçados os locais para identificação dos casos na cidade, com foco em orientar as pessoas positivadas para realizar o isolamento social e, consequentemente, frear a disseminação do vírus.

Desde o início da pandemia, Canoas já realizou 216.879 testes. Para o secretário de Saúde, Maicon Lemos, a testagem e a vacinação são as principais medidas para conter o avanço da pandemia. “Estamos, novamente, vivendo um momento difícil, por isso, estamos trabalhando para fortalecer a prevenção e o atendimento dos pacientes que estão confirmando para a Covid-19. É muito importante que todos sigam respeitando os protocolos sanitários e se vacinem. Todos os pacientes vacinados têm sintomas mais leves da doença. É muito importante que, neste momento, estejamos todos seguros para enfrentar o vírus”, destacou.

Atualmente, Canoas conta com testagem 24 horas na Tenda Covid da UPA Carlos Giacomazzi, conhecida como UPA Boqueirão, além de Centrais de testagens nas 5 regiões do município. “É muito importante que tão logo se tenha os sintomas, o canoense procure atendimento para, então, ser encaminhado para o serviço de referência. A testagem em massa, acompanhada da vacinação, tem demonstrado, cientificamente, a diminuição do número de pacientes internados em leitos de UTI e em enfermaria”, reitera o secretário.

Confira todos os locais de testagem e horários de funcionamento:

Testagem 24h
Tenda da UPA Carlos Giacomazzi – Boqueirão
Av. Boqueirão, 2900, Guajuviras

Central de Testagem Centro
De segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Estação Canoas, da Trensurb, junto à Central de Vacinas, com tenda para o acolhimento e a triagem nas proximidades do local, na Praça da Bandeira, em frente à igreja matriz São Luís Gonzaga.

Central de Testagem no Rio Branco
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Subprefeitura Sudoeste: Rua Edgar Fritz Muller, 430, no Bairro Rio Branco

Central de Testagem no Niterói
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Rua Primeiro de Maio, 534, Bairro Niterói

Central de Testagem no Guajuviras
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Subprefeitura Nordeste: Av. Boqueirão, 3166, Bairro Guajuviras

Central de Testagem no Mathias Velho
De segunda a sexta, das 8h às 17h
EMEF Prof. Thiago Würth: Rua São Lourenço, ao lado da Escola Infantil Vó Sara, Bairro Mathias Velho

Os testes oferecidos:
Teste rápido Antígeno: teste do cotonete, fica pronto em 15 minutos. Não precisa de requisição médica. Realizado apenas quando o paciente estiver com sintomas.
RT-PCR: teste do cotonete, fica pronto de 5 a 7 dias – necessita de requisição médica
Teste rápido anticorpos: teste do dedo, procura anticorpos de até 10 dias atrás.
Fica pronto em 15 minutos e não necessita requisição médica.

Leave a Reply