Banrisul doa equipamento à Universidade do Rio Grande para agilizar o diagnóstico do coronavírus

O Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) fez o anúncio da doação de um equipamento extrator automático, e de insumos que o aparelho utiliza, para o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do município de Rio Grande, na Região Sul do Estado. O equipamento irá agillizar a primeira fase de análise das amostras suspeitas de conter o coronavírus SARS-COV-2, que até então tinham a extração feita de forma exclusivamente manual.

O ato simbólico de entrega do equipamento ocorreu em uma videoconferência, nessa terça-feira (01.12), que contou com a presença do secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, que representou o governador do Estado, Eduardo Leite; do vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo; da superintendente do Hospital Universitário da FURG/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Sandra Crippa Brandão; do presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho; e do vice-presidente do Banco, Irany Sant’Anna Junior.

‘A ação do Banrisul representa a responsabilidade social de um banco que nunca faltou ao povo gaúcho, uma iniciativa em prol da comunidade e do bem comum. Nesse caso, uma doação que vai contribuir muito com a saúde da Região Sul do Estado’, afirmou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.

Segundo o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, “o Banco participa das ações de combate à pandemia no Estado, promovendo um conjunto de medidas concretas para a preservação da saúde da sociedade, de seus clientes e colaboradores, e também contribuindo com ações humanitárias nesse momento de crise. Assim, por meio desse apoio financeiro, a instituição oportuniza o fortalecimento da pesquisa e inovação, que visam diagnosticar, conter e combater o vírus da forma mais rápida possível”, frisou.

De acordo com o vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo, “a criação deste serviço de testagem para Covid-19 no Hospital Universitário (HU) da FURG foi o resultado de um grande esforço institucional, tanto do ponto de vista de infraestrutura, como do intenso empenho dos profissionais, que são pessoas extremamente comprometidas com a função social do HU-Furg/Ebserh.

Leave a Reply