Ex-presidente do STF e do TSE, Marco Aurélio vê ameaça ao direito de livre expressão.

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello mostrou-se preocupado nesta terça-feira, com ação da Policia Federal autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes que, na sua avaliação, viola a Constituição.

Marco Aurelio, que já presidiu o STF e o TSE, falando ao  blog Poder360, disse que a operação da Polícia Federal contra empresários que defenderam golpe de Estado em um grupo de WhatsApp atenta contra a liberdade de expressão. Ele disse não ser saudosista da Ditadura Militar nem de qualquer regime de exceção. Mas afirmou que viver em uma democracia também envolve lidar com pessoas que pregam contra ela. “Para defender a democracia, não podemos colocar em 3º plano a liberdade de expressão. Esses cidadãos sequer têm prerrogativa de serem julgados pelo STF”, disse ao Poder360. Ao todo, 8 empresários f oram alvos das buscas. Eles são investigados por trocarem mensagens nas quais falam que um “golpe” seria melhor do que um novo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os empresários indicaram que preferem o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os mandados foram expedidos por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes.

.

 

Leave a Reply