21/11/2016 Carrossel de informações

 

Resultado da ajuda federal frustra governo gaúcho

Embora não admita publicamente, para não criar dificuldades em futuras negociações, o governador gaúcho José Ivo Sartori deve ter recebido com frustração o anúncio de um acréscimo nos créditos obtidos pela União, no programa de repatriação de recursos.
Os cerca de R$ 80 milhões que cabem ao estado, significam muito pouco diante da exigência mais urgente do governo gaúcho, de levantar o equivalente a duas folhas – dezembro e 13° salário –além dos acréscimos comuns no final de ano, como pagamento de um terço e antecipações de férias.

PEC inconstitucional?

Uma das saídas encontradas pelo executivo, a aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) parcelando o 13° salário, e fatiando seu pagamento para o final de 2017, encontra obstáculos jurídicos, segundo especialistas. O tema estaria invadindo competência da União. A simples dúvida quanto à constitucionalidade, facilitará o aumento de dissidências na base do governo, onde esta, dentre outras medidas, tem aprovação ameaçada.

Solução de mercado

A saída poderá ser o Banrisul, desde que o governo,controlador do banco, monte uma operação legal, que não mascare uma pedalada. Para o Banrisul, o financiamento da folha do 13° salário dos servidores pode representar um ótimo negócio. Para o governo, porém, o problema são as garantias de pagamento futuro ao banco.

Secretaria de Minas e energia extinta?

A inclusão de três empresas vinculadas à Secretaria de Minas e energia – CEEE, Sulgás e Companhia Riograndense de Mineração – no pacote de privatizações, vai provocar um esvaziamento da outrora imponente Secretaria de Minas e energia do Estado. O titular da pasta, o deputado tucano Lucas Redecker, já está de malas prontas para retornar à assembleia Legislativa, dentro de uma estratégia para evitar a posse do suplente Sanchotene Felice, filiado à Rede. Com a eleição do deputado Jorge Pozzobon para a prefeitura de Santa Maria, a deputada que era suplente, passa a ser titular na bancada do PSDB.

Ajuda para a prefeitura da capital

O presidente da Câmara de Porto Alegre, vereador Cássio Trogildo (PTB) materializou ontem uma boa notícia ao prefeito José Fortunati. Cássio devolveu ao executivo, R$ 15 milhões do orçamento da Câmara, resultado de contenção de despesas levada a cabo na atual gestão. O dinheiro vai reforçar o caixa da prefeitura, para pagar a folha do 13° salário.

Igrejas e ressocialização

A articulação do deputado Sergio Peres (PRB) levou à apresentação da proposta de da criação da Comissão Especial para tratar da Função Social das Igrejas nos Presídios e Centros de Recuperação de Drogadição no Rio Grande do Sul. Peres conseguiu a assinatura de outros 36 parlamentares. Ferramenta importante no enfrentamento em especial à drogadição, a ação das igrejas tem encontrado dificuldades para se desenvolver.

Leave a Reply